A Indústria Brasileira em Períodos de Adaptações

 

Em período de pandemia do vírus Coronavírus, a indústria brasileira encontra-se no dilema de se reinventar de forma rápida. Ganhar eficiência e produtividade será o diferencial para o período de turbulência que se vive atualmente, assim como no futuro, quando for alcançado o controle da saúde pública e o aumento/retomada da produção.

Neste contexto, a jornada digital rumo à indústria 4.0 será mais vital do que nunca, tanto para identificar, como para predizer ajustes na operação, tornando a área de Planejamento e Controle de Produção efetivamente em real time.

Entre exemplos de prioridades estarão: a revisão dos processos como design dos produtos, com o compartilhamento dos dados e colaboração entre as equipes, parceiros e clientes. Como benefícios práticos, já é possível perceber uma redução nos custos, no desperdício e no prazo de entrega dos seus ciclos de desenvolvimento.

Um outro desafio que a indústria vem enfrentando é com a força de trabalho. Hoje, é o empregado do chão de fábrica quem detém o conhecimento técnico da resolução dos problemas. Esse conhecimento não está estruturado, e está arraigado em um “modo de fazer” inerente à própria indústria no Brasil. Conectividade significa deter a informação estratégica também e antecipar-se às necessidades de infraestrutura, reduzindo recursos no que tange à manutenção e tempo de parada –além de ter um processo estruturado de gestão do parque fabril.

Sobretudo em um mercado global extremamente competitivo, assim como também de adaptações, as indústrias precisam desenvolver e oferecer produtos de alto nível. Com a gestão de ciclo de vida de produto (PLM), isto é possível. Um sistema de PLM empresarial impulsiona a inovação de produtos e processos, permitindo que a empresa produza o produto certo. O software Siemens Teamcenter potencializa a inovação e aprimora a produtividade conectando pessoas ao conhecimento de produto e processo necessário para atuar efetivamente em um ciclo de vida de produto mundial. As soluções de gerenciamento de ciclo de vida digital comprovadas do Teamcenter ajudam os fabricantes a gerenciar o conhecimento de produtos e processos em um único ambiente, por meio de diversas ferramentas analíticas e de colaboração para ajudar as empresas a realizar o planejamento de produção digital e assim evitar paradas de produção geradas por falha de projeto.

Com o Teamcenter Manufacturing, as empresas poderão, por exemplo:

-Encurtar o tempo de lançamento do produto, executando o projeto do produto e engenharia de fabricação ao mesmo tempo;

-Garantir a comunicação precisa das informações de fábrica até o chão de fábrica;

-Planejar e otimizar digitalmente o layout de seus instalações de produção, bem antes de iniciar a produção

-Evitar problemas de qualidade do produto por meio da integração de parâmetros de qualidade como parte do processo de planejamento de produção.

 

 

 

Portanto, de forma resumida, o Teamcenter é um software integrador, que conecta pessoas e processos dentro das funções do negócio com uma orientação digital para a inovação, integrando todas as etapas do ciclo de vida do produto (PLM).

Para encerrar, fica aqui uma pergunta: quais serão os caminhos que a sua empresa pretende trilhar neste novo momento global?

 

Sobre a autora: Gisele Lasserre atua na área de marketing da APS3, formada em Gestão de Tecnologia da Informação (Centro Universitário SENAC-SP) e Comunicação ( PUC-PR). Pós Graduada em Administração (FGV-SP) e Marketing ( FAE Business School).

 

Postado por Gisele Lasserre em 30/03/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *