Consultoria e Gestão de Projetos a Distância

 

 

Todos estamos vivendo uma nova relação na prestação de serviços de projetos durante a pandemia do Coronavírus. É uma situação que veio para revermos algumas formas de contato, acompanhamento, entregas e treinamento a distância.

Em um primeiro momento pareceu que os conceitos enraizados de prestação de serviços de consultoria e gestão de projetos presenciais não poderiam ser substituídos, visto que o acompanhamento junto ao cliente, a visita à fábrica, presenciar as dificuldades seriam pontos que não permitiriam esta distância.

Neste aprendizado estamos cada vez mais entendendo que não é só possível realizar estes serviços a distância, como entendendo que é mais barato e efetivo do que o presencial. Eliminam-se todos os custos de deslocamento, hospedagem, e tempos de espera, para uma atuação muito mais objetiva e efetiva.

Neste período até a área comercial está levantando as necessidades dos clientes e apresentando propostas sem a necessidade de ir até o cliente. Existem clientes que nos facilitam um tour virtual na fábrica, envolvem mais pessoas estratégicas entre outras possibilidades de atendimento remoto.

Ainda existem clientes que solicitam o contato presencial, que entendem que a presença do consultor fará com que os resultados sejam melhores e o entendimento dos usuários fiquem mais consolidados. Não deixam de ter razão em parte, mas é também uma forma de aprender a trabalhar neste novo formato.

LEIA TAMBÉM:   A Relevância das Ordens de Produção e Ordens de Consultas para Competitividade dos Mercados

Da parte da consultoria permite que os consultores possam atender mais projetos, a gerência de projetos pode apresentar o acompanhamento e evolução do projeto mais frequentemente e contar com presença de vários profissionais em momentos críticos.

Mas porque não era feito isto antes se os benefícios parecem ser muito maiores? Simplesmente porque nos habituamos com formatos e se não formos provocados por situações extremas não reavaliamos. Como aprendizado, se tivermos uma atenção relacionada a melhoria contínua, identificaremos outras formas de reduzir custos nos projetos sem perder a qualidade da entrega.

 

Sobre o autor: Rodrigo Matos é Gerente de Projetos na APS3, Administrador de Empresas pela FAE e Pós Graduado em Gerência de Projetos e Logística Empresarial pela FAE Business School.

Postado por Rodrigo Matos em 10/07/2020

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

A INDÚSTRIA DIGITAL

CONSTRUINDO O AMANHÃ, HOJE

23 de maio, 2024 CURITIBA/PR