Por que Teamcenter PLM

O Teamcenter é o software de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) desenvolvido pela Siemens que conecta pessoas, sistemas e processos. Sua plataforma moderna e adaptável permite que seus usuários criem um ambiente colaborativo, seguro e capaz de gerenciar as complexidades e particularidades do produto. Por ser escalável, o Teamcenter pode se moldar às demandas técnicas e financeiras de cada empresa.

Benefícios

Fonte única de verdade

Uma verdade única ao longo de todo o ciclo de vida do produto, com um modelo de negócio exclusivo, acesso rápido e preciso e BI integrado.

Segurança

Proteção da propriedade intelectual com vários níveis de segurança, controle de importação e exportação, além de conformidade regulatória e relatórios.

Colaboração aberta

Colaboração interna e externa com estratégias flexíveis para adaptar-se às suas necessidades.

Engenharia de custos

Análise de custos holística, com precisão no cálculo e gerenciamento multifuncional dos custos de produtos.

Planejamento e execução conectados

Planejamento integrado em todo o ciclo de vida, com execução coordenada, gerenciamento de entregas e visibilidade total do portfólio.

Gerenciamento do produto por completo

Gerenciamento integrado multidomínio, com planejamento de fabricação, processos e ciclo de vida do serviço.

Alguns números do Teamcenter PLM

O software Opcenter APS pode ser usado para planejamento estratégico de longo prazo (meses e anos),
planejamento tático de médio prazo (semanas) e para sequenciamento e programação detalhados.
Produtividade
+ 0 %
Desperdicios de Estoque
- 0 %
Entregas no prazo
+ 0 %

Nossa Experiência

A APS3 é pioneira na implementação do Opcenter X na América do Sul. Nossa equipe alia aplicação prática à constante atualização teórica, oferecendo soluções de excelência para o setor produtivo com a família de produtos Opcenter da Siemens.

Acreditamos em potencializar negócios, liderar e simplificar a transformação digital, impulsionando o crescimento, promovendo parcerias ganha-ganha e inovação sustentável.

Nossa missão é AJUDAR o cliente: nas decisões, no atingimento de metas e na agregação de valor. Tudo que fazemos é guiado por três valores: excelência / objetividade / comprometimento.

Avaliação gratuita de 30 dias do Opcenter APS

O software APS (Advanced Planning and Scheduling) é uma ferramenta especializada em otimizar o planejamento e a programação (sequenciamento) da fábrica.

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F.A.Q.

O planejamento da produção trabalha com um horizonte de médio a longo prazo, é voltado para decisões estratégicas e análise de recursos (ex: materiais e capacidade produtiva). O planejamento analisa: 

  • O que fazer 
  • Quando fazer (agrupado) 
  • Quanto fazer (agrupado) 
  • Onde fazer 
  • Materiais necessários 
  • Recursos necessários 


Já a programação da produçã
o foca no curto prazo, é voltada para decisões táticas, considera recursos reais e múltiplas restrições, faz ajustes em tempo real e gera um sequenciamento detalhado. A programação analisa: 

  • Qual a melhor forma de fazer 
  • Qual sequência fazer (detalhado) 
  • Como sincronizar 
  • Quais as prioridades, restrições e conflitos 
  • E monitora a execução da produção 
  • E gerencia mudanças na produção 


Alguns materiais para maiores informações: artigo em blog; Ebook

Um projeto APS é uma construção conjunta entre a APS3 e a sua empresa. Portanto, a duração depende principalmente da disponibilidade e engajamento dos seus recursos e da complexidade da solução. Geralmente, nossos projetos levam de 4 a 8 meses. 

Se você pretende estar 100% preparado, saiba que é uma ilusão. As indústrias estão em constante mudança e o processo de melhoria é contínuo. Ainda, ao longo do projeto APS, muitos processos internos vão sendo refinados, ou seja, além dos benefícios diretos da solução, temos os benefícios indiretos. Alguns pontos de atenção que você deve considerar antes de iniciar um projeto APS: ter um setor de PPCP com um profissional que possa se dedicar ao projeto e à futura programação; ter roteiros de produção (ou possibilidade de criar durante o projeto); possuir ordens de produção; ter uma forma de realizar o apontamento da produção (não precisa ser em tempo realpode ser em Planilha, MES, ERP, etc.) 

  • O Opcenter APS conta com um conjunto de regras de sequenciamento disponíveis para o planejador. Uma dessas regras é a de otimização de setups. Isso significa que, ao programar a produção, o algoritmo do sistema irá buscar agrupar ordens de produção que aproveitem o mesmo setup.  

Com certeza! O Opcenter APS pode ter fontes diversas de dados como: MES, ERP, Planilhas, Entradas Manuais, Outros sistemas, etc. Veja essa postagem em nosso LinkedIn.

Sim, o Opcenter APS pode ser integrado com outros sistemas da sua indústria. As integrações mais comuns são com ERP, MES e planilhas eletrônicas. 

Sim, o planejador poderá simular cenários hipotéticos para avaliar o planejamento e o sequenciamento antes de passar para a produção. Por exemplo, a Inter Link do Brasil cita um caso real onde simulou como a produção se comportaria com a compra de novas máquinas e pôde constatar uma redução de 28% no custo de fabricação. Com isso, puderam embasar a decisão estratégica para a aquisição (leia mais sobre cenários). 

O APS é um software de Planejamento e Programação da produção. O apontamento é mais indicado para soluções de Controle da produção, como o MES. Algumas empresas fazem seus apontamentos no ERP ou em planilhas (entenda mais com a analogia do GPS). Seria como usar o Paint ou o PowerPoint para fazer projetos complexos dos produtos da sua indústria. É possível? Sim. Você faria? Provavelmente não. 

Na mesma modelagem não. Quando existe esta necessidade, uma possibilidade é desmembrar a modelagem, sendo que cada planejador passa a ser responsável por uma parte do todo. Os sequenciamentos gerados podem, então, alimentar uma modelagem central que agrega as demais.  

Em nossa página de cases: https://aps3.com.br/cases/  

A resposta não é simples, pois depende de fatores específicos de cada empresa. No entanto, alguns critérios podem ajudar a guiar essa decisão: Maturidade digital da empresa; objetivos de curto e longo prazo; recursos disponíveis (leia mais neste artigo). É importante ressaltar que são sistemas complementares e que entregam muito valor quando trabalham integrados (leia mais neste artigo). 

O retorno sobre o investimento feito em um projeto APS está atrelado aos benefícios que serão obtidos pela sua indústria. Durante o processo comercial junto à APS3, identificaremos as principais dores do seu negócio e mostraremos como o APS pode resolvê-las. Com base nesta análise, nos números reais da sua empresa e no benchmark de milhares de implementações de Opcenter APS no mundo, é possível estimar ganhos potenciais para o seu negócio. 

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