Qual a diferença entre os sistemas PDM e PLM?

Um dos elementos fundamentais para o crescimento contínuo de empresas e setores da indústria é a organização. Um planejamento bem estruturado permite que a empresa execute suas funções no mercado ou setor industrial com maior eficiência.

Para otimizar o processo de organização, é comum utilizar ferramentas e softwares específicos, como o sistema PDM e o sistema PLM. Muitas vezes esses sistemas são tratados de forma intercambiável para descrever sistemas de gerenciamento do desenvolvimento de produtos. Mas, na verdade, elas são diferentes.

Neste artigo, exploraremos cada um deles e destacaremos as diferenças entre os dois.

O que é um sistema PDM?

PDM significa: Gerenciamento de Dados do Produto (Product Data Management). É uma solução de software que ajuda a gerenciar todos os dados associados a um produto durante seu ciclo de vida.

O sistema PDM é um software utilizado principalmente por indústrias com atividades complexas no setor de engenharia de produto. O objetivo do PDM é ajudar o departamento de engenharia a gerenciar melhor os dados e garantir acesso a informações atualizadas e precisas sobre um produto. Também ajuda a controlar as alterações de dados e garante a rastreabilidade completa de todas as mudanças.

Dentre outras funcionalidades, um sistema PDM pode gerenciar projetos, processos, listas de materiais (BOM — Bill of Materials), documentos, grupos e funções. Com isso, proporciona maior eficiência e produtividade no setor de engenharia de produto.

Normalmente, o sistema PDM está integrado ao software de desenho (CAD), sendo que alguns sistemas PDM permitem integrar com outras aplicações, como ERP. Essas integrações visam garantir a veracidade das informações entre diferentes setores da empresa, promovendo maior dinamismo e segurança dos dados.

O que é um sistema PLM?

PLM significa: Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (Product Lifecycle Management). É uma solução de software mais abrangente que o PDM, compreendendo todo o ciclo de vida do produto, desde o conceito até o fim de sua vida útil.

LEIA TAMBÉM:   Gestão de Projetos Mecânicos com Teamcenter: Integrando Sistemas de CAD

O PLM inclui recursos de PDM, mas também funcionalidades adicionais, como gerenciamento de projetos, colaboração entre setores, análise de custos, integração com manufatura (MBOM, BOP, Instruções de Trabalho…) e muito mais.

O objetivo do PLM é ajudar as empresas a gerenciar todo o processo de desenvolvimento de produtos de forma eficiente e eficaz. Para isso, atua como uma espinha dorsal que integra todas as fases do ciclo de vida do produto. Além das funcionalidades próprias do PLM, é comum que empresas passem a conectá-lo com aplicações diversas envolvidas no ciclo de vida, tais como CAD, ERP, CAE, ALM, Office, entre outros.

Diferenças entre o sistema PDM e o sistema PLM

Ambos os softwares gerenciam dados de produtos durante o desenvolvimento. No entanto, diferem na amplitude de atuação e nas funções específicas.

O foco do sistema PDM é o gerenciamento de dados dos produtos, envolvendo atividades como: fluxos de trabalho na engenharia, gerenciamento de revisões e alterações, documentos técnicos, projetos, listas de materiais, status de liberação, entre outros.

Já o PLM possui uma função mais ampla, responsável pelo gerenciamento de todas as informações geradas ao longo do ciclo de vida de um produto, promovendo colaboração entre equipes de diversos setores, bem como maior eficiência na criação e aprimoramento de produtos, redução de custos e tempo de lançamento no mercado e melhoria na qualidade do produto.

Clique aqui e obtenha um conteúdo exclusivo de PDM para PLM.

PDM ou PLM, qual escolher?

A resposta depende das necessidades da sua empresa. Se você precisa de um sistema para gerenciar seus dados de produtos, o PDM é uma opção excelente. Mas se você precisa gerenciar todo o ciclo de vida do produto, desde o conceito até o fim da sua vida útil, o PLM é a escolha certa.

LEIA TAMBÉM:   Os seis segredos para o sucesso com a manufatura digital

Agora, independentemente da sigla, por que não ter um software que comece solucionando as principais necessidades atuais no desenvolvimento de produtos e permita agregar novas funcionalidades e setores à medida que sua empresa cresce?

Converse com uma empresa especializada para moldar a solução ideal para o momento da sua empresa e simplificar o processo de digitalização.

A APS3 é uma empresa especializada em soluções de software para o gerenciamento de processos de negócios. Com uma ampla gama de recursos para gerenciamento de dados e documentos ao longo do ciclo de vida do produto, o Teamcenter PLM é uma ferramenta essencial para empresas que buscam aumentar sua eficiência e eficácia em seus processos de desenvolvimento de produtos.

Por esse motivo, convido a visitar o site da APS3 e conhecer mais sobre o produto e como ele pode ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos de negócios. Visite e descubra como a APS3 pode ajudar a sua empresa a atingir o sucesso.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Abrir bate-papo
Fale com um Consultor!
Olá, quero evoluir meu PPCP!