Como Avaliar o Viabilidade do Software PLM?

Você já se deparou com dificuldades para avaliar a viabilidade do software PLM para sua empresa? Caso já tenha passado ou esteja passando por esta situação, o texto abaixo é para você!

 

Muito tem se falado sobre as maravilhas da transformação digital e como a Indústria 4.0 veio para ficar, prometendo mais lucratividade às empresas. A onda da Indústria 4.0 acumula uma quantidade cada vez maior de soluções, tecnologias e fornecedoresPortanto, sob a perspectiva dos tomadores de decisão, estamos falando em novas variáveis que tornam o processo decisório mais complexo.  

Seja qual for a solução adotada, a sua avaliação de viabilidade econômica costuma passar por métodos como: Valor Presente Líquido (VPL); Tempo de Retorno (Payback); Retorno Sobre Investimento (ROI)Taxa Interna de Retorno (TIR); entre outros. 

 

Mas o que fazer quando a quantificação do retorno não é óbvia? Algumas experiências vieram à mente? Exemplos: 

  • Trocar CAD 2D para CAD 3D 
  • Adotar métodos construtivos industrializados 
  • Adquirir armazenamento em nuvem para toda a empresa 
  • Contratar avaliações 360° e serviços de coach empresarial 
  • Viabilidade do ERP 
  • Viabilidade do software PLM  

 

Você consegue quantificar rapidamente o retorno de cada um destes exemplos?  

 

No decorrer deste artigo, vamos tratar do último exemplo, a viabilidade do software PLM (Product Lifecycle Management). Para isso, precisaremos esclarecer três termos relevantes: PLM; valor percebido pelo consumidor; e cocriação de valor. 

 

PRODUCT LIFECYCLE MANAGEMENT (PLM) 

Ao falar em PLM, usa-se a analogia de que a plataforma atua como espinha dorsal para a transformação digital. Sua implementação costuma nascer no departamento de desenvolvimento de produtos, que passa a ser o coração da plataforma

 

**As expressões espinha dorsal e ciclo de vida indicam que um PLM não se limita ao departamento de desenvolvimento de produtos, integrando softwares, processos e permeando pelos diversos setores da empresa e além (consumidores, fornecedores, etc).**

Marcos na gestão do ciclo de vida do produto

 

VALOR PERCEBIDO PELO CONSUMIDOR 

termo valor é empregado de forma ampla em contextos distintos. Por exemplo, na frase: 

 

  • Pode-se afirmar que ao entregar valor superior aos consumidores de alto valor, aumenta-se o valor da organização.  

 

Cada um dos termos adotados segue uma perspectiva distinta, sendo os dois últimos relacionados à organização, enquanto valor para o consumidor refere-se àquilo que o consumidor quer e acredita conseguir ao adquirir produtos ou serviços da organização (fonte: Customer value: The next source for competitive advantage)

O conceito de valor para o consumidor pode ser definido com a equação (fonte: Marketing – Criando Valor Para os Clientes): 

 

Valor (para o consumidor) = Benefícios percebidos – Custos percebidos 

 

Dessa equação, percebe-se que o ganho de valor está atrelado a um acréscimo nos benefícios percebidos pelo consumidor, ou à redução do custo dos produtos e serviços ofertados. 

 

COCRIAÇÃO DE VALOR

O crescimento da complexidade de soluções e necessidades demanda um processo onde o valor deixa de ser meramente comunicado pelos fornecedores. Para soluções como o PLM, cada indústria terá suas peculiaridades e divergências no peso do valor gerado por cada benefício. 

Em cenários como estes, o mercado deixa de ser visto como um espaço exclusivo para trocas de mercadorias e passa a agregar trocas de experiências e criação de valor conjunta, ou seja, o consumidor deixa de ser passivo para atuar junto aos fornecedores na definição e resolução de problemasA esse processo de criação de valor conjunta entre consumidor e fornecedor, dá-se o nome de cocriação de valor. 

 

LEIA TAMBÉM:   Reduzindo a 'Colcha de Retalhos' de Softwares

COMO AVALIAR A VIABILIDADE DO SOFTWARE PLM? 

A sugestão da APS3 para avaliar a viabilidade do software PLM é composta por seis etapas: 

 

1. Identificar a necessidade de um software PLM

 

A primeira etapa para avaliar a viabilidade do software PLM é a identificar se sua empresa necessita desta solução. Isto requer um processo de busca por informações, que pode ser assessorado por fontes como: sites especializados, cursos, vídeos, artigos científicos, blogs, contato com fornecedores, comunidades online, etc. 

 

Leia este artigo sobre o primeiro passo para um PLM efetivo.

 

2. Entender a configuração ideal e benefícios

 

Após entender que o PLM é uma solução interessante para a sua empresa, recomenda-se um aprofundamento do entendimento junto ao seu fornecedor PLM. Neste processo de cocriação de valor, deve-se buscar entender qual a configuração ideal, os benefícios e os custos (valor percebido). Nesta fase, não se restrinja ao pensamento de que PLM é exclusivo das mega corporações. Quando o assunto é o Teamcenter da Siemens, é possível combinar os módulos com os maiores benefícios para a sua empresa. Em outras palavras, o Teamcenter é um PLM modular e acessível. 

Na APS3, chamamos de Assessment esta etapa inicial da análise da viabilidade do software PLM, onde identifica-se a configuração ideal e benefícios. Em conjunto com a direção da empresa cliente, definimos um cronograma de entrevistas com pessoas chave de diferentes setores. Ao longo das entrevistas, criamos um entendimento de quais os pontos que deverão ser focados para que a solução PLM seja eficaz, possivelmente com uma visão futura quando módulos adicionais se fizerem necessários. 

 

3. Listar os principais benefícios 

 

Após o Assessment, nossa equipe prepara um documento com os principais benefícios percebidos para o cliente, ainda em caráter qualitativo. Confira a seguir alguns exemplos de benefícios que podem ser obtidos com um PLM: 

  • Garantir a conformidade do projeto 
  • Acelerar o desenvolvimento 
  • Integrar engenharia com outros setores e sistemas 
  • Reduzir erros e retrabalhos 
  • Reduzir atrasos e aumentar a qualidade 
  • Aumentar a colaboração entre equipes 
  • Facilitar busca por informação 
  • Integrar diversos softwares ECAD e MCAD 
  • Automatizar processos 

 

4. Quantificar, se possível, os principais benefícios 

 

Nesta etapa da análise da viabilidade do software PLM, o foco da quantificação costuma ser a transformação dos ganhos de eficiência (redução de tempo) das equipes em dinheiro. Isso pode ser feito com base em benchmarks e informações específicas de cada empresa. 

 

Exemplo: a empresa conta com 5 engenheiros de produto, cujo salário mensal soma R$60.000. Constatou-se que eles passam 20% do seu tempo buscando e acessando dados. Supondo que com a implementação do Teamcenter esse tempo seria reduzido pela metade, temos: 

  • R$60.000 x 20% = R$12.000 (custo mensal com busca e acesso de dados) 
  • R$12.000 x 50% = R$6.000 (redução do custo com horas buscando e acessando dados) 

 

Perceba que essa redução de R$6.000 não irá de fato ocorrer, pois os 5 engenheiros permanecem em seus cargosEm contrapartidaapós a implementação do PLM, os engenheiros terão 10% do seu tempo livre para dedicar a atividades estratégicas que gerem valor para a empresa. 

Em seguida, faz-se o mesmo processo de quantificação para os demais benefícios que se mostrarem relevantes para a empresa. 

 

**BONUS**

Após realizar diversos estudos com indústrias mundiais, a Tech-Clarity, que é uma empresa de consultoria independente focada em PLM, organizou os principais resultados de suas pesquisas e criou uma calculadora online para análise da viabilidade do software PLM. A calculadora compila respostas fornecidas em uma rápido questionário e cruza com uma base apoiada em pesquisas para listar o retorno esperado com base em três pilares: economia de tempo; economia de custo; aumento na capacidade de conclusão de projetos.

LEIA TAMBÉM:   Quais as principais fontes de desperdício de tempo em projetos CAD?

 

Acesse a calculadora de ROI para PLM.

 

5. Avaliar os benefícios qualitativos 

 

Para um PLM, apenas uma parte dos benefícios poderá ser transformada em retorno financeiro. Afinal, quantificar um benefício pode se tornar uma tarefa realmente trabalhosa e complexa por motivos como: 

  • Alta quantidade de envolvidos / dependências externas 
  • Dificuldade/esforço necessário para coleta de informações 
  • Intangibilidade do benefício (ex: status perante a concorrência) 

 

Isso não significa que basta uma análise econômica de viabilidade do software PLM fundamentada em benefícios quantificáveis. Muito pelo contrário, benefícios qualitativos podem ser divisores de água durante o processo de decisão. 

Sendo assim, os benefícios qualitativos contam com espaço importante em nossas apresentações devolutivas para análise de viabilidade do software PLM. 

 

6. Equacionar viabilidade do software PLM

 

Primeiro, faz-se o cálculo econômica da viabilidade do software PLM por meio de análises tradicionais de investimento, tais comoVPL; Payback; ROI; TIR; entre outros. Para aprofundar o assunto, recomendo a leitura do livro: Decisões Financeiras e Análise de InvestimentosAlceu Souza & Ademir Clemente. 

Nas receitas geradas pelo investimento em PLM (entradas), coloca-se os retornos calculados para os benefícios quantificáveisO investimento (saída) é para o PLM Teamcenter composto por três partes: 

  • Software (pode ser recorrente ou não) 
  • Serviço (não recorrente) 
  • Manutenção e Suporte (recorrente) 

 

Em seguida, os benefícios qualitativos e as análises quantitativas são reunidas e discutidas com os decisores para definição sobre a viabilidade do software PLM. 

 

PONTO DE ATENÇÃO AO AVALIAR A VIABILIDADE DO SOFTWARE PLM:

Lembre-se que nem todos os benefícios foram quantificados. Em soluções como o PLM, é possível e provável que existam benefícios qualitativos relevantes que não compõem a análise tradicional de investimento.

 

CONCLUSÃO 

A análise de viabilidade do software PLM passa por um processo conjunto entre fornecedor e consumidor. Como cada consumidor possui características únicas, tal interação é fundamental para que haja um consenso sobre qual é a configuração ideal e como o PLM entregará valor ao consumidor.   

Definido o valor, ou seja, os principais benefícios que serão entregues e o investimentoparte dos benefícios poderá ser transformada em retornos financeiros para compor análises tradicionais de viabilidade econômica. A outra parcela dos benefícios, cujo retorno permanece qualitativo, deve ser analisada paralelamente para que os decisores tenham um panorama completo do valor que será entregue. 

Pronto, o processo de análise de viabilidade do software PLM está concluído! 

 

Quer avaliar a viabilidade do PLM para a sua empresa? Clique aqui! 

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23 de maio, 2024 CURITIBA/PR