Como os sistemas MES e APS se complementam?

Se você chegou aqui, é possível imaginar que esteja buscando tecnologias para melhorar a produtividade da sua fábrica, reduzir desperdícios ou gerar economia, não é mesmo?

Talvez busque por formas de gerir melhor o tempo do maquinário, ou modos de economizar energia, diminuir os estoques ou reduzir os prejuízos por perder os prazos de entrega?

Independentemente do motivo entre esses (e vários outros), esse texto pode ser muito útil se a sua meta for melhorar a gestão dos recursos e dos meios de produção (sugiro, também, a leitura do texto sobre Lean Manufacturing no nosso blog que pode ser bastante útil nesse aspecto).

Então fique até o final e entenda um pouco melhor sobre os sistemas MES e APS e como eles podem se complementar para melhorar seus resultados!

O que são softwares MES?

Os softwares MES (Manufacturing Execution Systems) são sistemas pensados para ajudar a monitorar e gerenciar a produção das empresas e fábricas em tempo real, coletando dados sobre operações, visando otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência.

Inúmeros benefícios podem ser obtidos com a utilização desses sistemas, mas entre eles é possível citar:

  • Melhora na qualidade do produto final;
  • Melhora dos níveis de atendimento dos prazos de entrega;
  • Redução de diferenças de inventário;
  • Redução da necessidade de estoques;
  • Decisões mais assertivas;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de resíduos e desperdícios, entre muitos outros.

Claro que para obter todos esses benefícios é necessário haver uma boa gama de funcionalidades que possa torná-los possíveis. Dentre elas, destacam-se o monitoramento e controle da produção, coleta de dados, análises, relatórios e ainda a possibilidade de integração com outros sistemas.

O que são os softwares APS?

Caso ainda não tenha visto, há um ótimo texto no nosso blog sobre sistemas APS e você pode acessá-lo clicando aqui. Mas para resumir, um software APS (Advanced Planning and Scheduling), é um sistema de planejamento e sequenciamento da produção.

LEIA TAMBÉM:   Opcenter APS criando soluções para as tendências da manufatura discreta: parte 2

Com uma coleta constante de informações acerca dos processos ocorrendo em tempo real, o sistema sugere modelos de sequenciamento que vão orientar as equipes e administrar os recursos da melhor maneira possível, gerando economia e aumento na produtividade.

Para tornar tudo isso possível, um bom sistema APS deve, entre muitas outras funcionalidades, saber nivelar os recursos de forma simultânea e (o mais) precisamente possível, definir prioridades com base em critérios objetivos, gerar confiabilidade para cumprir prazos de entrega, reduzir o consumo (ou desperdício) de energia e sincronizar o uso do maquinário para evitar o “ócio” das mesmas.

MES e APS: Escopos distintos, que se complementam

Prestando atenção ao que foi lido, é simples entender como estes sistemas se complementam, não é verdade? Enquanto o sistema MES atua de modo mais amplo, unindo a administração a todo o processo de produção, permitindo um controle mais direto e objetivo, além de uma atenção mais cuidadosa aos problemas e às necessidades que possam surgir nesse setor, o sistema APS é responsável por administrar de forma mais detalhada a “fila de produção” envolvendo todo esse ambiente produtivo, sendo responsável por manter os principais sistemas em ordem por meio de análise e planejamento, fazendo uma gestão mais direta e detalhada dos recursos disponíveis. O APS trabalha com o futuro, ou seja, o planejamento do que será feito dentro de 1 dia, 1 semana, 1 mês, ao passo que o MES cuida do passado, que já foi produzido e como foi produzido.

LEIA TAMBÉM:   Opcenter APS criando soluções para as tendências da manufatura discreta: parte 1

Uma parceria entre os dois é, sem dúvida, algo com um potencial enorme a ser explorado que pode trazer resultados extremamente benéficos a qualquer negócio.

E não há maneira melhor de unir esses dois sistemas do que por uma empresa que desenvolve os melhores sistemas pensando diretamente nas necessidades da sua empresa. Venha conhecer o Opcenter APS e entenda como ele oferece as melhores soluções para indústrias de manufatura e processos, desenhadas especificamente para o seu negócio, com cronogramas realistas focados em aprimorar sua eficiência e desempenho, entendendo sempre o contexto e o funcionamento da sua empresa.

A APS3 

Por mais de uma década, a APS3 tem desempenhado o papel de agente da SIEMENS, ajudando empresas a progredirem em direção à digitalização. Como especialista em APS (Advanced Planning & Scheduling), a APS3 oferece serviços em vendas, consultoria, implantação e suporte do Opcenter APS.
Então clique aqui e solicite uma demonstração agora mesmo!

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

A INDÚSTRIA DIGITAL

CONSTRUINDO O AMANHÃ, HOJE

23 de maio, 2024 CURITIBA/PR