Transformação Digital e Marketing 4.0: Impulsionando Negócios na Era Digital

A importância da Transformação Digital nas organizações em tempos de pandemia

 

Você já percebeu que embora o mundo esteja mais conectado com o mundo digital, empresas de vários tamanhos e setores ainda buscam digitalizar suas cadeias de negócios? Existe uma explicação para isso: os maiores líderes já entendem que usar compartimentos de nuvem e aplicativos móveis para fomentar a comunicação entre os membros da equipe é apenas uma pequena parte do que denominamos de Transformação Digital.

 

Para tornar uma empresa realmente mais eficaz e inteligente, é necessário pesquisar profundamente e obter o máximo valor da tecnologia, especialmente na análise de dados. Esta é uma grande vantagem da digitalização empresarial: oportunidades crescentes para melhorar a eficiência operacional e conduzir negócios. Em tempos de crise, como a nova pandemia de coronavírus que vivemos agora, isso é ainda mais óbvio.

 

Algumas empresas antes viam a digitalização como um investimento que pode ser esperado, mas depois foi vista como uma medida necessária. Esta é uma medida emergencial que vai além do âmbito do desenvolvimento tecnológico para tarefas que já não são eficientes para o trabalho humano. É muito importante. Dadas as medidas para prevenir a poluição, eles não poderão fornecer serviços aos consumidores quando o mercado for cada vez mais humanitário, mas uma vez superados, eles mudarão para sempre seus métodos de vendas e consumo.

 

É importante lembrar que a transformação digital pode transformar completamente o seu negócio, trazendo a você maior produtividade, competitividade e lucros muito além do escopo da tecnologia. A digitalização deve existir em todo o processo operacional, modelo de negócio, gestão empresarial, marketing, vendas, atendimento ao cliente e envolver funcionários, gestão e recursos humanos como parte da cultura organizacional para que, quando implementada, continue a se modernizar e oferecer ao melhor cliente e funcionário experiência.

LEIA TAMBÉM:   Como Reduzir os Custos de Produção na Indústria 4.0

 

No entanto, ainda existem algumas organizações que conseguiram avançar nessa jornada. Pesquisas conduzidas por importantes empresas de consultoria internacionais estimam que mesmo as grandes corporações globais ainda não fizeram um progresso significativo em seus projetos de digitalização. Estima-se que essas empresas digitalizaram em média menos de 30% de suas operações internas e comerciais. No Brasil, pesquisas de mercado mostram que mais de 40% das organizações adotaram o Home Office durante a pandemia, e 20% delas citam o nível de digitalização dos processos como um desafio a ser percorrido.

 

O primeiro motivo para esses números é a necessidade de equilibrar os investimentos entre hoje e amanhã. Produzir mais e reduzir custos sempre foi o binômio básico de uma empresa, e o foco no planejamento de longo prazo costuma ser bastante desafiador para toda a empresa, principalmente quando a tecnologia está em constante mudança.

Outra razão é que a digitalização é um processo complexo que requer participação e especialização. Isso porque além de gerenciar o dia a dia de suas companhias, as equipes também teriam de lidar com o aumento exponencial no volume e na variedade de dados a serem digitalizados. Dessa forma, é difícil manter a visibilidade global das informações e o desenvolvimento de estratégias digitais dentro das organizações.

 

No entanto, a crise desencadeada pela nova pandemia de coronavírus mostra que por mais complicada que seja essa jornada, o investimento em digitalização de processos é uma etapa necessária para o planejamento das empresas para a era da Indústria 4.0. É claro que ter parceiros especializados é a melhor maneira de fazer esses esforços de inovação, desbloqueando o potencial das equipes para atividades mais focadas no negócio.

LEIA TAMBÉM:   Como Evitar a Falta de Matéria-Prima na Produção com Planejamento Eficiente

 

Isso significa que você precisa administrar seu negócio o máximo possível. E para isso, embora cada empresa tenha as suas características e requisitos específicos, não deixa de ser verdade que a digitalização dos modelos de negócio é fundamental.


Sobre o autor:

Jordan Germano Castelaci atua na equipe de marketing APS3. Sua formação é em design, edição e pós produção. 

 

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

Enviar e-mail!

Abrir bate-papo
Fale com um Consultor!
Olá, quero evoluir meu PPCP!