Case de Sucesso: Indústria de Borracha Paranoá

A Paranoá

Fundada em 1963 em Diadema, região metropolitana de São Paulo, com o objetivo de oferecer os melhores produtos de borracha para a indústria automobilística.

Investimento em Tecnologia

Com o propósito de impulsionar a indústria brasileira digitalmente, valorizando o melhor de um sistema inteligente autônomo em conjunto com o que as pessoas têm de melhor, a equipe de inovação da Paranoá em 2017 decidiu investir em um empreendimento de tecnologia, no coração da sua fábrica, criando a DATAWAKE para desenvolver soluções de tratamento de dados para a indústria brasileira.

No início de 2021 a Paranoá chamou a APS3 (agente Siemens) em busca de uma parceria para ganhar tempo e complementariedade em seu objetivo de produzir com maior qualidade na gestão de materiais, planejamento e ganho de produtividade na manufatura de produtos para a indústria automotiva, como por exemplo: mangueira de direção hidráulica, mangueira de arrefecimento, mangueira de combustível, injetados de borracha, compostos de borracha, revestimento acústico e térmico de borracha, PU ou TPO. E, desta forma, nasceu a parceria Siemens, APS3 e Paranoá para apoiar e acelerar a digitalização do processo produtivo e da logística de produção.

Crescimento Sustentável

Em apenas 60 anos, a Paranoá atingiu uma receita de empresa de grande porte, com 35 mil m² de área construída, instalada em uma área total de 60 mil m². A política integrada de compromisso com os stakeholders da Paranoá garante o domínio dos processos de produção e atende aos mais rígidos padrões de qualidade e segurança exigidos pelo mercado.

A dificuldade de uma grande indústria em ter que esperar por mais de 12h para rodar o MRP

Apesar de se utilizar de um ERP nacional grande e consagrado no mercado brasileiro, a Paranoá enfrentava a dificuldade de deixar o MRP rodando a noite toda, para conhecer na manhã seguinte quais semielaborados precisariam ser fabricados e quais matérias primas precisariam ser adquiridas, para dar conta de um planejamento que permitisse cumprir com os compromissos assumidos com as montadoras de veículos do país.

Além da morosidade do processo, existia falta de assertividade nos resultados que colocavam a Paranoá em face de grandes desafios sem as ferramentas adequadas para enfrentá-los.

Siemens Opcenter APS foi prontamente percebido como a solução para a principal dificuldade

A diretoria da Paranoá e a equipe de inovação rapidamente perceberam que o módulo de Planning do Opcenter APS poderia rodar em apenas 20 minutos o que o MRP do ERP levava mais de 12h para executar. O Projeto teve início com o objetivo de implementar primeiro o Planning e posteriormente o Scheduling, para fazer frente aos desafios adicionais de melhor produtividade e melhor serviço aos clientes.

LEIA TAMBÉM:   Opcenter APS criando soluções para as tendências da manufatura discreta: parte 5

O módulo de Planning encontra-se em produção na Paranoá desde agosto de 2022 e a atuação efetiva do gestor deste projeto na Paranoá, Marcelo Marola, foi de fundamental importância para superarmos algumas dificuldades que surgiram com o tratamento dos oito níveis da BOM de alguns SKU’s da Paranoá.

O módulo de Scheduling deverá entrar em “go live” no segundo semestre de 2023. É importante lembrar que o módulo de Scheduling apresentava um desafio principal: sequenciar uma vulcanizadora de mangueiras composta de seis linhas de autoclaves.

Estas linhas são divididas entre cinco para automóveis e uma linha para caminhões. A operação envolve um total de 28 operadores e precisa sincronizar a montagem das borrachas nos mandris com o tempo das autoclaves em operações de montagem e desmontagens das mangueiras nos mandris.

Nosso concorrente internacional declarou na época da seleção da solução que era impossível sequenciar este recurso, dada a complexidade do sincronismo envolvida no processo. Pode-se afirmar que o protótipo feito pelo consultor Henrique Marcelino da APS3, no momento da pré-venda, foi decisivo na opção do cliente pelo Siemens Opcenter APS, que já está sequenciando de forma correta, não apenas setor de vulcanização em questão, assim como todos os 581 recursos primários envolvidos na fabricação dos produtos da Paranoá.

A diretoria da Paranoá é unânime em afirmar que entre os vários resultados listados abaixo, a proteção do capital intelectual da empresa é de longe o mais importante valor do projeto.

Desafios de negócio

  • Mais de 12h de processamento do MRP
  • Altos níveis de estoques
  • Dificuldade de prever datas de entrega da fábrica para a Logística
  • Dificuldade em absorver reprogramas do cliente
  • Dificuldade na programação da necessidade de materiais
  • Recursos produtivos sobrecarregados e/ou ociosos o que levava a perda de produtividade

Solução: Siemens Opcenter APS

  • Módulo Planning (PL)
  • Módulo Scheduling (SC)
  • Conexão com ERP via Data Provider

Resultados

  • MRP rodando em 20 minutos para 12 mil itens de Planejamento
  • Nível de estoque reduzido em 20%
  • Performance de entrega da produção para o estoque subiu de 80% para 90% mesmo antes do Scheduling entrar em go live
  • Proteção do Capital Intelectual da Paranoá com a quebra de dependência do conhecimento empírico das pessoas, já que os processos e os cadastros foram transferidos das “Cabeças” para o sistema.
  • O cálculo de necessidades pode ser refeito várias vezes conforme haja alterações nos EDI das montadoras.
LEIA TAMBÉM:   Teoria das Restrições e o uso de sistemas de APS

Confira e compartilhe o case Paranoá em PDF!

 

Próximos passos

Cristiane Alves, diretora de operações e patrocinadora do projeto APS na Paranoá, está otimista e ansiosa por ver o módulo de Scheduling entrando em produção no segundo semestre de 2023, devendo na sequência ocorrer a integração com outros aplicativos desenvolvidos pela DATAWAKE, o que irá completar o processo de digitalização da logística de produção da Paranoá.

Agora que você conheceu o case de sucesso da Paranoá, convidamos você a assistir ao vídeo institucional para entender ainda mais sobre a transformação que a Paranoá experimentou. Assista ao vídeo aqui.

APS3: Seu Parceiro de Implementação do Opcenter APS

Na APS3, compreendemos a importância de uma implementação bem-sucedida do Opcenter APS. Nossa equipe experiente e qualificada está pronta para auxiliar sua empresa a implementar o Opcenter APS de forma personalizada, garantindo uma integração eficiente e adaptada às necessidades específicas do seu negócio.

Nossos consultores trabalharão em estreita colaboração com sua equipe para compreender seus objetivos, identificar áreas de melhoria e configurar o Opcenter APS de acordo com seus requisitos. Além disso, oferecemos treinamento abrangente e suporte contínuo para garantir que sua equipe esteja preparada para aproveitar ao máximo os recursos do Opcenter APS.

Se você está interessado em descobrir como a APS3 e o Opcenter APS podem ajudar sua empresa a alcançar resultados semelhantes aos da Paranoá, convidamos você a visitar nosso site para obter mais informações. Clique aqui para saber mais.

Estamos ansiosos para colaborar com você na criação do próximo case de sucesso!

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

A INDÚSTRIA DIGITAL

CONSTRUINDO O AMANHÃ, HOJE

23 de maio, 2024 CURITIBA/PR