Se você trabalha com desenvolvimento de produtos e já pensou como melhorar a gestão de dados e documentos, e consequentemente gerar maior eficiência na produção, este texto vai te apresentar um sistema capaz de garantir inúmeros benefícios!
Empresas que desenvolvem produtos lidam com muitos documentos em diferentes formatos e tipos. Muitas vezes esses documentos são criados em ambientes isolados e desconectados dos processos de desenvolvimento de produtos. Isso leva a informações desatualizadas e afeta os processos de negócios. Para organizações globais, há ainda mais desafios, como o alto custo e tempo envolvido na criação de documentos que atendam a requisitos de linguagem, região e regulamentos.
Assim, certamente, se houver um meio de otimizar essa gestão você vai querer conhecer, não é mesmo?
O Siemens Teamcenter PLM é uma plataforma de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) que, como parte de suas muitas funcionalidades para gestão do ciclo de vida dos produtos, oferece uma variedade de recursos para ajudar na gestão de dados e documentos relacionados a um produto.
Uma característica fundamental do Siemens Teamcenter PLM, é a sua escalabilidade. Trata-se de uma solução que se molda conforme a necessidade de cada indústria, podendo iniciar como uma ferramenta de gerenciamento de dados do produto (PDM – Product Data Management) e evoluir para um PLM, com aplicações para necessidades diversas ao longo do ciclo de vida do produto (ver infográfico).
O Teamcenter atua como uma plataforma que centraliza o armazenamento, gerenciamento, controle e compartilhamento de dados e informações. São muitas as possibilidades de documentações que podem ser gerenciadas no Teamcenter, tais como: desenhos 3D e 2D, simulações, especificações, documentos de engenharia, dados de fornecedores, planos de produção, registros de qualidade, cronogramas, fotos, vídeos e muito mais. Além de integrações nativas que permitem a visualização na própria plataforma, é possível abrir os documentos na aplicação local, permitindo que os usuários acessem os dados de qualquer lugar do mundo.
Além do armazenamento em si, a gestão desta documentação passa pelo controle de revisões, permitindo que as empresas mantenham um registro de todas as alterações feitas em um produto, desde o início até o final de sua vida útil, garantindo a excelência no controle de eventuais alterações. Indo além, é possível entender o impacto de cada alteração no todo. Por exemplo, ao revisar a roda de um carro, quais outros carros serão impactados e quais ações a equipe de engenharia tomará a esse respeito?
Outro recurso importante é o controle de acesso, auxiliando a empresa a minimizar até os pequenos erros, os quais podem criar prejuízos incalculáveis. Isto porque, o Teamcenter PLM permite que a empresa defina quem tem acesso ao sistema e a quais informações, atribuindo níveis de responsabilidades e autorizações para os diferentes tipos de dados e documentos, o que é de suma importância para impedir o acesso indiscriminado a informações pessoais e confidenciais.
Mais um recurso importantíssimo é o de fluxo de trabalho, uma vez que, assim, os usuários podem criar processos de negócios personalizados e automatizados para atender às suas necessidades, permitindo que a empresa defina melhor e controle as tarefas e atividades, atribua responsabilidades, prazos, datas de vencimento para cada etapa do processo, entre outros.
Mas não para por aí!
O Teamcenter PLM também possui integração com outros sistemas como: CAD (Computer-Aided Design), CAE (Computer Aided Engineering) e ALM (Application Lifecycle Management), o que é importante para reduzir erros e inconsistências, aumentar a colaboração entre as equipes, acelerar o tempo de colocação no mercado, automatizar tarefas, etc.
Se você quiser, o Teamcenter PLM ainda pode ser conectado com outros sistemas empresariais, como: sistemas de gerenciamento de recursos empresariais (ERP) e Pacote Office (Word, Project, Excel, Powerpoint…).
Esses são apenas alguns dos recursos do Siemens Teamcenter PLM que ajudam as empresas a gerenciar de forma mais eficiente os dados e documentos relacionados aos seus produtos, reduzir os custos de desenvolvimento e acelerar a introdução no mercado de novos produtos. Além disso, eles ajudam a garantir que os produtos sejam fabricados e comercializados de forma segura e de acordo com os padrões de qualidade e conformidade exigidos.
APS3
A APS3 tem apoiado empresas em sua jornada de digitalização e opera em uma ampla gama de indústrias. Como especialista em APS (Advanced Planning & Scheduling) e PLM (Product Lifecycle Management), APS3 oferece vendas, consultoria, implementação e suporte para Opcenter APS e Teamcenter PLM, os principais conjuntos de aplicações para transformação digital / digitalização.
O APS3 ouve seus desafios e objetivos comerciais e depois trabalha com você para desenvolver uma solução tecnológica sob medida para seu negócio e indústria.
Acesse agora mesmo o site e conheça como sua empresa pode ter acesso aos melhores serviços para alavancar a produção e se destacar no mercado!