Da Informação ao Insight: A arte de transformar dados em conhecimento

Transformando Dados em Conhecimento: A arte de organizar e estruturar dados para criar insights significativos.

Vivemos em um mundo cada vez mais digitalizado, onde a quantidade de dados disponíveis é impressionante. Contudo, os dados brutos por si só não são suficientes para gerar valor.

É preciso transformá-los em informações, aprofundar-se nelas para alcançar o conhecimento e, finalmente, através de uma análise precisa, avançar à inteligência. Mas, o que são exatamente dados, informações e conhecimento? Como diferenciá-los?

Dados

Dados são registros brutos ou fatos coletados que, isoladamente, não têm significado, contexto ou relação com a realidade. São números, palavras ou medidas que, individualmente, comunicam muito pouco. Para facilitar o entendimento, considere os seguintes dados hipotéticos:

  • Dado 1: J. Almeida
  • Dado 2: CFIC0012
  • Dado 3: 3.2.1
  • Dado 4: 1
  • Dado 5: modelagem de peça simples – 3D

Esses dados fizeram algum sentido para você? Provavelmente não.

Informações

Agora, ao processar e estruturar os dados de tal forma que passem a ter um significado e permitam análises, temos o que chamamos de Informação:

Nome do projetista Identificação do projeto Número na EAP Tempo para conclusão (dias) Categoria
J. Almeida CFIC0012 3.2.1 1 modelagem de peça simples – 3D

Agora, os mesmos dados, mas estruturados e processados, fazem mais sentido para você?

Conhecimento

Por fim, a passagem de informações para conhecimento ocorre quando incorporamos contexto, reflexão e sintetização. É a informação processada e transformada em experiência pelo indivíduo, capaz de gerar reflexões e conclusões que as informações, sozinhas, não conseguem produzir.

LEIA TAMBÉM:   A Revolução Digital na Indústria: Desafios e Benefícios

No exemplo anterior, um gerente de projetos poderia reunir as informações citadas e combiná-las com dados de projetos antigos para prever padrões, como tempo médio de conclusão por categoria ou produtividade por projetista para cada categoria.

Insights, sabedoria e inteligência

Contudo, o conhecimento não é o fim de um processo decisório, mas a base para tomar decisões embasadas, solucionar problemas e gerar novas ideias. Sabedoria, inteligência e insights são termos que podem ser adotados para se referir aos resultados de uma correta interpretação (conhecimento) dos dados coletados e estruturados (informação).

No exemplo deste artigo, ao compreender o tempo médio para conclusão por categoria, um gerente de projetos pode estimar a duração de um projeto futuro. Com isso, o departamento comercial pode operar com previsões mais precisas, possivelmente resultando em cronogramas enxutos e preços mais agressivos. Essas sutis alterações podem ser o divisor de águas para a efetivação de uma venda.

Dados, informações e conhecimento com o Teamcenter

Um exemplo de uma ferramenta que facilita essa transformação dos dados aos insights é o Teamcenter. O Teamcenter parte de uma base de dados para gerar informações e as insere em contextos para produzir conhecimento.

Ele permite que as empresas gerenciem todo o ciclo de vida do produto, desde a concepção até a retirada do mercado, em uma única plataforma. Isso facilita a tomada de decisões fundamentadas, melhora a eficiência e promove a inovação.

LEIA TAMBÉM:   Como o Teamcenter PLM facilita a gestão de Ciclo de Vida de produtos

A transformação de dados em conhecimento é mais do que uma prática de negócios. É uma arte que requer habilidade, entendimento e criatividade. E, como toda arte, é algo que pode ser aprimorado e refinado com o tempo.

Portanto, convido você a explorar mais sobre o Teamcenter e descobrir como ele pode auxiliar sua organização a transformar dados em conhecimento.

Para saber mais, clique aqui e visite o site da APS3.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

A INDÚSTRIA DIGITAL

CONSTRUINDO O AMANHÃ, HOJE

23 de maio, 2024 CURITIBA/PR