Teamcenter como fonte única de verdade

A gestão de informações em uma empresa é essencial para a eficiência do desenvolvimento de produtos e, consequentemente, para a competitividade no mercado.

A falta de centralização e integração das informações pode resultar em perda de tempo e dinheiro, além de comprometimento da qualidade. É aí que entra o conceito de fonte única de verdade, ou SSOT (Single Source of Truth), que consiste em ter um único local onde todas as informações relevantes são armazenadas e gerenciadas.

A criação de uma fonte única de verdade garante que as empresas estejam trabalhando com dados padronizados e relevantes em toda a organização. Sem ela, os conjuntos de dados são isolados e cada departamento age como uma caixa preta. A implementação de uma fonte única de verdade permite que os líderes tomem decisões baseadas em dados de toda a organização, em vez de dados de silos de dados separados.

Quando o assunto é desenvolvimento de produtos em indústrias, o Teamcenter atua como uma fonte única de verdade, centralizando e integrando informações de todas as áreas da empresa, desde o projeto até a sua fabricação. Com este sistema é possível ter um único local para gerenciar informações sobre o produto, como especificações, desenhos, listas de materiais, cronogramas, entre outros.

Com informações centralizadas e integradas em uma única plataforma, a empresa pode simplificar o desenvolvimento de produtos, reduzir custos e melhorar a eficiência. O Teamcenter permite a colaboração entre equipes, evitando conflitos e retrabalhos causados por informações desatualizadas ou incorretas.

Além disso, ele também permite a gestão de alterações, o que é essencial em um processo de desenvolvimento de produtos. Com o controle de versões, é possível garantir que a equipe esteja trabalhando com a versão correta dos documentos, evitando erros e retrabalhos desnecessários, além de analisar o impacto que determinada alteração causará em todo o processo.

LEIA TAMBÉM:   Teamcenter PLM, criando soluções para as tendências dos fabricantes de máquinas: parte 1

Por exemplo, caso alguém precise alterar um parafuso, será possível ver onde este parafuso está sendo utilizado e, com base nessa informação, poder definir quais destes equipamentos (por exemplo) serão afetados e precisarão ser revisados. Ou seja, o sistema também possibilita o gerenciamento de aprovações e revisões, garantindo que as mudanças no projeto sejam analisadas e aprovadas antes de serem implementadas.

Outra grande vantagem do Teamcenter é a capacidade de oferecer visibilidade e transparência em todo o processo de desenvolvimento de produtos. Isso significa que todos os envolvidos no projeto têm acesso às informações atualizadas em tempo real, permitindo que tomem decisões informadas e baseadas em dados precisos.

Além disso, o Teamcenter também oferece recursos de análise e relatórios, permitindo que a empresa acompanhe o processo de desenvolvimento em tempo real e tome medidas para melhorar a eficiência e a qualidade do produto. Com essas informações, é possível identificar gargalos no processo, analisar tendências e prever possíveis problemas, antes que eles se tornem críticos.

Por fim, a implementação do Teamcenter como fonte única de verdade também oferece benefícios para a conformidade regulatória, já que a plataforma permite a rastreabilidade completa de todas as informações relacionadas ao produto. Isso significa que a empresa pode atender aos requisitos regulatórios de forma mais fácil e eficiente, evitando multas e sanções.

O Teamcenter é uma solução abrangente e eficiente para a gestão de informações em empresas que buscam melhorar a eficiência e a competitividade no mercado. A intenção do Teamcenter não é substituir softwares existentes, tais como CAD, CAE, ERP, Office, mas sim integrá-los em uma plataforma digital voltada para todo o ciclo de vida do produto.

LEIA TAMBÉM:   Como Reduzir os Custos de Produção na Indústria 4.0

Com a centralização e integração de informações, a colaboração entre equipes, o controle de alterações e a visibilidade em tempo real, é possível simplificar o processo de desenvolvimento de produtos, reduzir custos e melhorar a qualidade do produto final.

APS3

Há mais de 10 anos a APS3 tem apoiado empresas em sua jornada para a digitalização em vários setores. Especialista em Planejamento e Programação Avançados (APS) e Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (PLM), o APS3 dedica-se à venda, consultoria, implementação e suporte de sistemas Siemens como o Teamcenter PLM.

A APS3 atende aos desafios e objetivos comerciais de seus clientes e trabalha com eles para desenvolver soluções tecnológicas que se ajustem aos seus negócios e à sua indústria. Clique aqui e acesse o site da APS3 para saber como utilizar inovações inteligentes na construção de uma empresa digital.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print