Entenda o que é um sistema de APS e quais seus benefícios

As soluções via software estão cada vez mais fazendo parte da rotina de muitas empresas em todo o mundo. A capacidade de automatizar tarefas e executá-las de forma mais eficiente é um dos principais motivos que justificam o uso de programas em setores essenciais da empresa.

O uso do Advanced Planning and Scheduling (APS) é um exemplo de sistema utilizado pelas empresas na busca por melhores resultados nos processos do setor de PPCP, impactando em uma melhor eficiência do chão de fábrica.

O que é e para que serve um sistema de APS?

APS, que em português significa Planejamento Avançado de Produção, é um sistema desenvolvido visando tornar mais eficiente as etapas de Planejamento (Plano Mestre de Produção e explosão dos itens pelo MRP) e as etapas de Sequenciamento (sequenciar as ordens de produção considerando as capacidades e restrições presentes nos processos produtivos). Tudo isso considerando as capacidades e restrições presentes nos processos produtivos. Com isso, através de um processo mais eficiente, a solução tem como principal missão melhorar os resultados envolvendo a linha de produção por um uso mais inteligente dos recursos.

Portanto, é possível afirmar que a principal utilidade do APS é, de fato, uma otimização da sequência produtiva da fábrica. E esse é um passo importante para não comprometer a linha de produção. A depender da demanda de produção em uma determinada época ou período, será preciso mudar ou otimizar a dinâmica da sequência produtiva para ser possível atender os clientes no prazo acordado.

Como funciona um sistema de APS?

Seu funcionamento tem como base a análise das informações, tanto do planejamento de materiais, quando do sequenciamento das ordens de produçãoPara isso, ele inicia o processo desenvolvendo um plano mestre de produção (MPS), que irá conter informações como previsões de vendas, níveis de estoque, pedidos em carteira, parâmetros de gestão de estoque, dentre outros.

LEIA TAMBÉM:   A Revolução Digital na Indústria: Desafios e Benefícios

Uma vez sendo finalizado o processo de planejamento (MPS + MRP), é possível passar para a etapa de sequenciamento. Nessa segunda etapa, os elementos considerados terão um nível de detalhamento muito maior, pois irão considerar as ordens de produção, capacidades das máquinas, ferramental disponível e assim por diante. Tendo tudo isso em consideração, então é possível realizar o sequenciamento propriamente dito, para conseguir atender as demandas de produção nas datas definidas.

Quais são os benefícios de um sistema de APS?

Seguem abaixo alguns dos benefícios mais importantes obtidos ao implementar um sistema de APS:

  • É possível nivelar todos os recursos de forma simultânea, ao invés de fazê-lo um a um manualmente, evitando planejamento e programações desatualizadas;
  • Com um planejamento mais realista e preciso, a operação pode ser feita com redução dos níveis de estoques através da otimização e racionalização dos recursos. O APS sincroniza milhares de recursos para criar cronogramas de produção precisos;
  • Aumento da lucratividade, sendo uma consequência direta da economia de recursos e otimização do processo produtivo;
  • Possibilidade de simular diversos cenários e analisar os impactos de cada um deles através dos indicadores do próprio sistema, melhorando a tomada de decisão.
  • Usando capacidade finita e infinita, ajuda a planejar vários horizontes de tempo.

O sistema de APS é um importante aliado para as empresas que precisam de maior precisão quando o assunto é a estratégia da linha de produção. Com o APS, você pode ter certeza de que as entregas podem ser feitas no prazo para melhorar a satisfação do cliente. Ele permite maximizar a capacidade e reduzir o tempo de inatividade da equipe e da máquina.

LEIA TAMBÉM:   Lean Manufacturing (Produção Enxuta): o que é e como aplicar?

Siemens Opcenter APS

O Siemens Opcenter APS (antigo Preactor) é um sistema de APS com algoritmos poderosos, que consegue analisar e calcular os melhores sequenciamentos de produção, considerando as restrições e regras da própria empresa. É a solução perfeita para otimizar as decisões táticas e estratégias da empresa, melhorando a tomada de decisões, otimizando recursos e aumentando a lucratividade do negócio.

Clique aqui para conhecer todas as vantagens do Siemens Opcenter APS.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

A INDÚSTRIA DIGITAL

CONSTRUINDO O AMANHÃ, HOJE

23 de maio, 2024 CURITIBA/PR