Como o sistema APS ajuda a regular a capacidade ociosa?

Analisar os resultados entregues pela indústria em comparação com os recursos disponíveis é um processo importante.

É por meio desse tipo de análise que é possível concluir se os resultados entregues são satisfatórios ou não. Dessa forma, entender o que é a capacidade ociosa e a influência que ela exerce nos resultados da indústria é essencial para mensurar com precisão o que precisa mudar em relação ao uso de recursos.

O que é capacidade ociosa?

Capacidade ociosa na indústria é o termo utilizado para descrever a diferença entre a capacidade de produção total de uma fábrica ou indústria e a quantidade real de produtos produzidos em um determinado período de tempo. Em outras palavras, é a capacidade que não está sendo utilizada.

Por exemplo, se uma fábrica tem a capacidade de produzir 1.000 unidades de um determinado produto por dia, mas só produz 800 unidades, a capacidade ociosa seria de 200 unidades.

A capacidade ociosa pode ocorrer por uma série de motivos, como baixa demanda do mercado, problemas de fornecimento de matéria-prima, falta de mão de obra, manutenção de equipamentos ou outras questões operacionais.

Como a capacidade ociosa afeta a indústria?

Essa métrica define todos os períodos onde a indústria não consegue aproveitar os benefícios de ter trabalhadores e equipamentos em ação. Portanto, a capacidade ociosa age de forma a fazer com que a empresa venha a contrair despesas ao invés de agregar valor por meio de sua capacidade de produção. Tais custos podem se acumular ao longo de semanas, meses e anos. O efeito bola de neve pode significar a inviabilidade da indústria nos casos mais graves.

A identificação da capacidade ociosa na indústria é um processo que exige uma análise detalhada dos processos produtivos, incluindo a avaliação da capacidade instalada e dos fluxos de produção. A adoção de tecnologias avançadas, como o uso de sensores e softwares de monitoramento, pode ajudar na identificação de gargalos e na otimização do processo produtivo.

Formas de reduzir a capacidade ociosa da indústria

Para gerenciar a capacidade ociosa na indústria, é importante adotar estratégias eficientes de gestão de produção. A diversificação de produtos pode ser uma solução interessante para empresas que enfrentam baixa demanda em seus principais produtos, permitindo o aproveitamento da capacidade ociosa para a produção de novos itens. Além disso, a implementação de práticas de gestão eficiente, como a manufatura enxuta e just in time, pode reduzir o tempo de produção e o estoque de produtos acabados, maximizando o uso dos recursos disponíveis.

LEIA TAMBÉM:   Minha empresa é pequena demais para um APS?

Estabelecer metas de produtividade bem definidas é um grande passo para eliminar a capacidade ociosa. Esse tipo de planejamento facilita a identificação de problemas na produção, aumenta a eficiência e a eficácia, ajuda na tomada de decisões, possibilita maior controle da produção. Estabelecer metas claras e mensuráveis ​​pode ajudar a identificar gargalos na produção e direcionar os esforços da equipe para atividades prioritárias.

Investir na capacitação de funcionários também é essencial, pois o treinamento dos colaboradores permite que eles desempenhem o papel central esperado dentro da empresa. Com treinamento e capacitação é possível ter pessoas capazes de tomar decisões em tempo real para beneficiar o processo de produção.

Melhorar a eficiência da produção: identificar processos ineficientes e implementar mudanças que possam aumentar a velocidade e a qualidade da produção pode reduzir a capacidade ociosa.

Estar atento ao maquinário é a melhor forma de garantir com que a capacidade de produção não seja subaproveitada. Como há uma conexão entre grande parte do maquinário de uma indústria, um pequeno defeito em um dos processos pode desencadear todo um período ocioso indesejado.

Implementar tecnologias que auxiliam no controle da produção também é uma alternativa interessante para se livrar da capacidade ociosa na indústria. Existem vários programas especializados capazes de integrar todos os processos e torná-los mais dinâmicos, com possibilidade de controle em tempo real.

O uso do Sistema APS para eliminar a capacidade ociosa

O APS (Advanced Planning and Scheduling) é uma ferramenta de planejamento e programação avançada da produção que pode ajudar a eliminar a capacidade ociosa da empresa. O Sistema APS ajuda a gerenciar a produção de forma mais eficiente, identificando gargalos e oportunidades de melhoria na utilização dos recursos.

Ao utilizar o Opcenter APS, é possível planejar a produção de acordo com a demanda, a capacidade produtiva e os recursos disponíveis, gerando um sequenciamento detalhado de produção que garante melhor uso dos recursos. Além disso, o sistema permite o gerenciamento da capacidade produtiva, verificando se a empresa tem os recursos necessários para atender a demanda.

LEIA TAMBÉM:   Como o Opcenter APS melhora a tomada de decisões

Com isso, é possível evitar a capacidade ociosa, garantindo que todos os recursos da empresa estejam sendo utilizados de forma eficiente. O APS também ajuda a identificar gargalos na produção e a encontrar formas de aumentar a eficiência, o que contribui para a redução da capacidade ociosa.

Outra vantagem do Opcenter APS é sua capacidade de otimização, que permite analisar diversos cenários e encontrar a melhor solução para a produção da empresa, maximizando a eficiência e reduzindo a capacidade ociosa.

Ao adotar o Sistema APS, a indústria consegue melhorar a eficiência operacional, eliminar a capacidade ociosa e aumentar a rentabilidade e competitividade no mercado. Ao integrar dados e informações em tempo real, o APS possibilita uma gestão mais inteligente e ágil dos recursos e processos, otimizando a capacidade produtiva das empresas.

Siemens Opcenter APS

O Opcenter APS é um poderoso software de planejamento e programação de produção. Com ele é possível implementar toda uma nova dinâmica na produção, pois a solução conta com algoritmos avançados que consideram vários tipos de restrições para encontrar a melhor sequência de produção.

A automação de processos com o Opcenter APS reduzirá o tempo de produção e permitirá que sua empresa prospere em um mercado competitivo.

Clique aqui e confira todos os benefícios de contar com a APS3 na implantação do Opcenter APS da Siemens em sua empresa.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

A INDÚSTRIA DIGITAL

CONSTRUINDO O AMANHÃ, HOJE

23 de maio, 2024 CURITIBA/PR