ERP e APS – A combinação perfeita para o planejamento da produção

ERP e APS são dois sistemas que, quando combinados, podem fornecer uma solução poderosa para o planejamento da produção.

Qualquer empresa que visa melhorar a produtividade e a eficiência deve considerar a combinação de um sistema avançado de planejamento e programação (APS) com um sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP). Ao combinar estes dois sistemas, as empresas de manufatura podem tomar as decisões corretas para seus negócios e maximizar os lucros.

O que é um Sistema ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de gestão empresarial cujo objetivo é centralizar e automatizar as principais operações e processos de uma empresa, tais como finanças, contabilidade, recursos humanos, compras, vendas, produção, estoque, logística, entre outros.
Um sistema ERP é composto por um conjunto de módulos que se comunicam entre si e permitem o fluxo de informações de forma integrada, facilitando o gerenciamento e a tomada de decisões por parte dos gestores da empresa. Os módulos são personalizáveis ​​conforme as necessidades e processos específicos de cada empresa.
Com um sistema ERP, as informações ficam centralizadas e disponíveis em tempo real, o que permite que os gestores tenham uma visão ampla e atualizada sobre a situação da empresa. Além disso, a automatização de processos e a redução da duplicidade de informações podem aumentar a eficiência operacional e a produtividade dos colaboradores.
Um sistema ERP é composto por um conjunto de módulos que se comunicam entre si e permitem o fluxo de informações de forma integrada, facilitando o gerenciamento e a tomada de decisões por parte dos gestores da empresa. Os módulos são personalizáveis ​​conforme as necessidades e processos específicos de cada empresa.
Com um sistema ERP, as informações ficam centralizadas e disponíveis em tempo real, o que permite que os gestores tenham uma visão ampla e atualizada sobre a situação da empresa. Além disso, a automatização de processos e a redução da duplicidade de informações podem aumentar a eficiência operacional e a produtividade dos colaboradores.

O que é um Sistema APS?

APS é a sigla para Advanced Planning and Scheduling, ou Planejamento e Programação Avançada em português. Trata-se de um sistema de software cujo objetivo é otimizar a produção em ambientes fabris, por meio do planejamento e programação de operações de manufatura com capacidade finita.
O APS utiliza algoritmos específicos para otimizar a programação da produção, considerando fatores como a capacidade dos recursos (máquinas, mão-de-obra, materiais), o tempo de setup (preparação da máquina), a disponibilidade de matéria-prima e sequência de operações necessárias para produzir um produto.
O objetivo do APS é encontrar a melhor programação de produção possível, considerando todos esses fatores, para maximizar a eficiência da produção e minimizar o tempo de espera do cliente.
Com um sistema APS, as empresas podem programar a produção de forma mais eficiente, considerando as restrições de capacidade e recursos, maximizando a utilização dos ativos produtivos. Além disso, a utilização de algoritmos pode fornecer informações valiosas para a tomada de decisão, tais como previsão de atrasos e tempo de ciclo de produção.

O que o APS faz que o ERP não faz?

Enquanto o ERP é um sistema mais abrangente, o APS é mais especializado e focado em otimizar a produção. Embora o ERP possa lidar com o planejamento da produção, ele pode não ser tão preciso quanto o APS, que usa modelos matemáticos avançados para encontrar a melhor programação de produção considerando variáveis que o ERP não avalia e que, muitas vezes, torna o sequenciamento infactível do ponto de vista produtivo.
Apesar do ERP ser usado para gerenciar uma série de processos e atividades empresariais, sua capacidade de lidar com a produção pode ser limitada em algumas situações, principalmente em ambientes com alta complexidade produtiva ou em operações intensas em recursos.
Nesses casos, o uso de um sistema APS pode ser uma alternativa para complementar as funcionalidades do ERP e lidar com a capacidade finita de programação e sequenciamento da produção. O sistema APS pode ajudar a otimizar a utilização dos recursos produtivos, considerando as restrições de capacidade e sequenciamento de tarefas, o que pode levar a uma produção mais eficiente e redução de custos.
Em resumo, enquanto o ERP é um sistema de gestão empresarial integrado que lida com várias áreas funcionais, o APS é um sistema de planejamento avançado que se concentra especificamente na otimização da produção, utilizando heurísticas para maximizar a eficiência da produção e minimizar o tempo de espera do cliente.

Por que APS e ERP formam uma combinação perfeita?

É importante observar que as soluções APS são projetadas para se conectarem facilmente com uma ou mais fontes de dados (ex: ERP, MES, WMS, planilhas de Excel, etc.). Embora o software APS seja independe do ERP, os dois têm suas funcionalidades potencializadas quando combinados.

Apesar do sistema ERP poder ser usado para ver o impacto de uma mudança na produção, como uma quebra de máquina ou a realização de uma ordem sem aviso, ele possui uma inércia maior, com múltiplos conjuntos de dados, fórmulas complexas e múltiplas planilhas.
Com uma solução APS, é possível analisar vários parâmetros do processo produtivo, otimizar e revisar seu sequenciamento de produção em questão de minutos, explorando as vantagens da representação visual.

A visibilidade em tempo real permite acompanhar todas as informações relevantes para a produção, incluindo materiais, capacidade de produção, estoques e ordens de produção. Combinar esses dois sistemas permite que as empresas tomem decisões mais precisas e controladas sobre o planejamento e execução da produção, gerenciamento de estoque, previsão de demanda e alocação de recursos, além de ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência.

LEIA TAMBÉM:   Potencializando seu ERP atual com o Sistema APS
Portanto, é evidente que o uso de um sistema ERP combinado com um software APS é uma estratégia valiosa para as empresas que buscam melhorar seu planejamento da produção e alcançar sucesso em seu mercado.

O Siemens Opcenter APS é um sistema avançado de planejamento de produção que oferece uma solução completa para otimizar o planejamento e aumentar a eficiência da empresa. É baseado em heurísticas, fornecendo resultados rápidos. Os benefícios incluem: otimização do planejamento, velocidade de geração da programação/reprogramação, redução de custos, melhoria da qualidade e integração com outros sistemas.

Convidamos você a acessar o site da APS3 e solicitar uma demonstração do Siemens Opcenter APS. A equipe da APS3 está pronta para responder a todas as suas perguntas e ajudá-lo a encontrar a solução ideal para as suas necessidades de produção.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

A INDÚSTRIA DIGITAL

CONSTRUINDO O AMANHÃ, HOJE

23 de maio, 2024 CURITIBA/PR