O que é Customização em Massa e como impacta o desenvolvimento de produtos?

Desenvolver produtos que consigam agradar a todos os tipos de clientes é um dos principais desafios das empresas.

Com isso, é preciso estar atento às tendências e entender como elas podem impactar positivamente os resultados da indústria. Dentre as grandes tendências da atualidade está o conceito de customização em massa, que visa atender a demanda dos clientes de forma exclusiva e personalizada.

O que é customização em massa?

A customização em massa é uma estratégia de produção que combina a eficiência da produção em massa com a personalização de produtos para atender às necessidades individuais dos clientes. Em vez de produzir um grande volume de produtos idênticos, a customização em massa permite que as empresas produzam produtos personalizados em larga escala, conforme a influência dos consumidores.

Essa personalização em massa permite que os clientes possam escolher características específicas do produto, como cor, tamanho, estilo, material, recursos adicionais e outros atributos, para que o produto final atenda às suas necessidades e desejos. Essas opções são normalmente oferecidas por meio de um sistema de configuração, que permite que os clientes escolham entre diferentes opções e combinem essas opções para criar o produto que desejam.
Portanto, o objetivo da customização em massa é oferecer, aos mais diversos clientes, aquilo que eles querem, na hora que eles querem e como eles querem. Apesar de parecer contraditório e algo difícil, na prática, a verdade é que esse tipo de conceito já é amplamente utilizado por indústrias e vários outros tipos de negócios. Os avanços tecnológicos das últimas décadas permitem com que a customização em massa seja uma realidade, um modelo de negócio que gera excelentes resultados.

Customização em massa como tendência para a indústria e suas implicações

As demandas mudam ao longo do tempo e, para as empresas seguirem competitivas no mercado, devem se atualizar a elas. Em uma sociedade onde a informação é dinâmica e está disponível na palma da mão em tempo real, uma produção em massa padronizada já não consegue mais atender os clientes. Hoje o consumidor é mais exigente, mais informado e conectado. Ele não só quer desfrutar de um produto de qualidade, mas também quer que esse produto tenha a sua cara.

LEIA TAMBÉM:   Quais são os problemas que o Teamcenter ajuda a solucionar?

A personalização ao longo de todo o processo comercial, passando por etapas como atendimentos iniciais, venda, acompanhamento do desenvolvimento do produto e entrega, já é uma realidade. Uma das principais implicações da customização em massa é justamente o fato de possibilitar uma experiência personalizada para cada cliente, que é o que as pessoas buscam hoje em dia. É esse sentimento de personalização e exclusividade que faz com que esses clientes sejam retidos e mais pessoas sejam atraídas por um determinado tipo de negócio.

Além disso, a customização em massa tem como implicação para a indústria a adoção de um novo paradigma na linha de produção. Esse novo tipo de atuação exigirá uma adaptação ao conceito de indústria 4.0, uma revolução tecnológica que já está em curso e pretende mudar de forma radical a maneira como clientes se relacionam com produtos e serviços.

Uso do Teamcenter PLM como solução

Inserir um software do tipo PLM é a forma mais inteligente para implementar com eficácia o processo de customização em massa. Esse software é capaz de gerenciar todos os aspectos do ciclo de vida de um produto, desde as etapas iniciais do desenvolvimento, incluindo rastreabilidade total com flexibilidade para alterar e gerenciar requisitos diversos, até as etapas de produção e pós-venda. Tudo isso de forma integrada e com possibilidade de compartilhamento de dados online com o cliente.

Com a ajuda do Teamcenter PLM, por exemplo, é possível manter um controle realista e em tempo real dos produtos. Por meio de todos os dados gerados é possível aperfeiçoar a tomada de decisões em relação ao produto e seu impacto para os resultados da empresa.

LEIA TAMBÉM:   Teamcenter PLM criando soluções para as tendências dos fabricantes de máquinas: parte 3

Portanto, iniciar o processo de customização em massa pode ser um grande diferencial para as empresas já no médio prazo. Uma vez que essa deve ser a lógica do mercado em um futuro próximo, estar preparado para atender cada cliente de forma exclusiva é fundamental.

Siemens Teamcenter PLM

O Siemens Teamcenter PLM é um software de gerenciamento oferecido pela APS3 que permite acompanhar todo o ciclo de vida de um produto. Com plataforma moderna e adaptável, o programa permite criar o melhor ambiente de colaboração para gerenciar todos os tipos de detalhes, complexidades e particularidades do produto, facilitando o processo de customização em massa, por exemplo.

Clique aqui para conhecer todos os benefícios do software e o site da APS3.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

A INDÚSTRIA DIGITAL

CONSTRUINDO O AMANHÃ, HOJE

23 de maio, 2024 CURITIBA/PR