O que são os gargalos da produção e como eliminá-los?

Identificar e eliminar os problemas que estão dificultando o processo de produção é um desafio para qualquer empresa.

A linha de produção é o coração pulsante da empresa, sendo que vários problemas podem ser repassados aos outros setores do negócio quando a linha de produção possui limitações. Dessa forma, é fundamental entender o que são os gargalos da produção e qual a influência que eles possuem nesse setor.

Os gargalos da produção nada mais são do que etapas que limitam o processo produtivo de uma empresa. Em outras palavras, esses são os problemas que impedem com que a empresa consiga produzir mais, elevando seus níveis de produtividade, faturamento, etc. Sendo assim, trata-se de uma questão séria dentro do setor produtivo, pois os resultados planejados em termos de produção e faturamento serão dificilmente alcançados se os gargalos não forem identificados e eliminados.

Como identificar o gargalo de produção?

A identificação dos diferentes gargalos que possam existir ao longo da produção é condição indispensável para a empresa atingir os níveis produtivos desejados. Um primeiro passo é o mapeamento dos processos, que irá consistir no detalhamento de cada um dos processos envolvidos na linha de produção. Com isso, é possível identificar os fatores que estão causando problemas na produção em cada etapa do processamento, de forma individual e precisa.

Acompanhar os indicadores de desempenho também é uma ótima forma de identificar a existência de gargalos da produção. Tais indicadores têm como principal objetivo oferecer um panorama dos resultados que estão sendo entregues pelo setor produtivo da empresa em comparação com aquilo que foi planejado. Resultados muito discrepantes daquilo que era esperado podem ser evidências de gargalos.

LEIA TAMBÉM:   Gêmeos e Trilhas Digitais: entenda os conceitos para a Indústria Digital

Possuir profissionais capacitados dentro do quadro da empresa é um diferencial em todos os sentidos, sendo que não é diferente quando o assunto é identificar gargalos. O treinamento da equipe que atua diretamente na linha de produção é uma medida proativa, uma vez que eles podem identificar no dia a dia de trabalho quais são os problemas que estão atrasando os resultados da produção.

Além disso, uma medida igualmente eficaz na luta contra os gargalos da produção é a utilização de softwares especializados para a linha de produção. Recheados de ferramentas que oferecem informações e atualizações em tempo real, tais programas são capazes de oferecer uma dinâmica diferenciada para o controle dos processos produtivos.

Uso do APS como alternativa efetiva na eliminação dos gargalos de produção

A maneira mais efetiva no combate aos gargalos de produção é, sem sombra de dúvidas, o uso do software APS. Essa é a sigla em inglês para planejamento e programação avançados. Ou seja, o APS visa ser uma ferramenta para auxiliar nos processos produtivos da empresa.

Com todo o sistema de produção integrado em um único software é possível colher informações de forma mais precisa e identificar com facilidade os gargalos.

Portanto, fica evidente que a questão dos gargalos de produção é um assunto que deve ser encarado com seriedade pela empresa. Os resultados traçados no planejamento estratégico jamais serão alcançados se esses empecilhos não forem eliminados de todos os processos que envolvem a linha de produção.

LEIA TAMBÉM:   Excesso de Estoque: Vantagens e Desvantagens

Siemens Opcenter APS

O Siemens Opcenter é a solução da APS3 para empresas que precisam de um sistema APS de qualidade. Ferramenta de decisão estratégica, ele é capaz de auxiliar na questão dos níveis de estoque, decisões que influenciam a capacidade de produção além de tomar decisões táticas como é o caso da demanda trabalhada, efeitos de mudança na produção além de reagir à eficiência da produção em tempo real.

Clique aqui para visitar o site da APS3 e conhecer todas as soluções oferecidas pelo Siemens Opcenter APS.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

A INDÚSTRIA DIGITAL

CONSTRUINDO O AMANHÃ, HOJE

23 de maio, 2024 CURITIBA/PR